segunda-feira, 11 de outubro de 2010

RELATO DA PIBID SIMONE DA TURMA DO 4º ANO B

Ao entrar na escola como bolsista do PIBID, e depois do reconhecimento da turma pensei qual seria meu papel enquanto acadêmica em formação procurei investigar o eu poderia trabalhar com a turma que iria acompanhar durante o ano de 2010. Pois bem ao conversar com a professora regente descobri que a turma estava iniciando um projeto de aprendizagem que abrangia vários assuntos então decidi começar junto com ela esse projeto de aprendizagem.
Ao ir para a sala de informática cada grupo iria pesquisar sobre o seu assunto de interesse aconteceu uma supresa, o grupo que iria pesquisar sobre as cobras despertou o interesse pelo assunto na turma toda. Fui para casa com aquela inquietação sobre o entusiasmo das crianças.
Assim a outra ida na informática o interesse pelas cobras ainda persistia, e diante da empolgação lancei a idéia para a professora como também para os alunos de a turma como um todo pesquisarem sobre as cobras, a aceitação foi geral.
Logo depois sai a procura de algo que lhes trouxessem mais significado para o começo dessa pesquisa então em conversa com a professora da turma ti propus uma saída de campo ao CEAMECIM, onde há cobras para que as crianças pudessem chegar e conhecer um pouco mais sobre esse assunto.
A professora logo aceitou e abraçou a idéia da saída de campo, isso me deixou muito empolgada!
FOMOS AO CEAMECIM...
Chegando ao local de visitação, os alunos se deparam com vários animais além das cobras, a bolsista que nos atendeu mostrou cobras como também outros répteis, as crianças ficaram animadíssimas!

A TURMA DIANTE DO ACERVO

 OBSERVANDO OS ANIMAIS


Além das cobras as crianças também puderam ver tartaruga, jacaré e até uma pele de cobra, isso rendeu muito.

A bolsista do CEAMECIM falando sobre a pele da cobra.



REGISTRANDO A SAÍDA DE CAMPO

Como o projeto estava pensado em o estudo sobre as cobras ao chegar na sala sentimos o interesse dos alunos em saber mais sobre os  répteis, ai o projeto passou sendo a ser o “ CONHECENDO OS REPTEIS” .
Mas como documentar as aprendizagens, assim pensamos em confeccionar portfólios individuais assim já interligamos em um só projeto a produção textual e a leitura dos alunos, por que sentimos que os mesmos ao se apropriar desse tema observamos que ficaria mais fácil trabalhar a leitura e a escrita com a turma. O projeto ainda está em execução.
Acredito que esse espaço que a escola está oferecendo para a formação juntamente com o PIBID, está sendo de grande valia por que somente com esse inserimento dentro do cotidiano da escola e vivenciando pratica e aprendizagem docente  e que as alunas podem exercer uma prática que nenhum estágio poderia oferecer, ou seja, dentro desta escola pudemos aprender como também ensinar e vivenciar a cada dia a pratica docente com o suporte da professora regente como também de todos os setores da instituição de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário