segunda-feira, 11 de outubro de 2010

RELATO DA PROFESSORA MERI ELEN DO 4º ANO C

O PIBID chegou na escola trazendo possibidades de inovar e acrescentar novas estratégias de ensino. No início do semestre, a presenças das bolsistas pibidis parece ter ficado um pouco deslocada, mas após o trabalho constante entre os grupos de professores e alunos começou a ocorrer uma maior organização de espaços e tarefas a serem desenvolvidas.
Sou professora regente de uma turma de quarto ano e tinha uma bolsista PIBID em sala de aula. No começo eu estava sem saber como lidar com a situação de ter uma outra pessoa na sala de aula comigo , mas após reflexões em duplas e o listamento de problemas da turma conseguimos montar um projeto de aprendizagem.
Nosso primeiro trabalho mais significativo , foi um projeto que envolvia o planeta terra com as localizações das Américas. Os alunos interagiram em sala de aula com um painel no mapa mundi colocando legendas em seus respectivos lugares. Após começamos a trabalhar com questões socioambientais envolvendo nosso planeta.
Montamos o projeto "Grupos de Leitura em Sala de Aula" , que acontecia sempre que as duas professoras estavam em sala de aula. Os grupos de alunos eram formados a partir das dificuldades apresentadas, como por exemplo , o grupo A em que os componentes tinham problemas com trocas fonêmicas p/b, t/d, p/q... No outro grupo, alunos com maiores dificuldades em escrita , estruturação de textos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário